sexta-feira, 27 de março de 2009

Presidente Racista

Essa semana levamos mais uma pedrada de nosso Presidente. Dessa vez não foi apenas sua ignorância que ficou patente. Algo muito mais forte, que de forma alguma pode ser admitido de um governante máximo de um país que anseia ser líder geopolítico.

http://www.youtube.com/watch?v=N8VOpcJ9sYU

Ficou demonstrado, pura e simplesmente, em suas palavras, sua percepção racista. Uma pessoa é tida e julgada pelo que faz e diz. Não há como não ver racismo nas palavras ditas. Papo reto: o Presidente do Brasil deixou claro RACISMO em suas palavras. Num pronunciamento ao lado do Primeiro-Ministro britânica e na presença de vasta comitiva de jornalistas estrangeiros.

Mais estupefato fiquei, quando a imprensa nacional nada comentou a respeito. Apenas algumas notícias comentando que e imprensa européia indignou-se com as palavras. Mais indignados deveríamos nós brasileiros termos ficado. Num país tão miscigenado, quando tentamos erradicar comentários e ações racistas, o Presidente larga uma dessas. Ele não conhece nenhum índio ou negro banqueiro. Se ele costumasse ler, saberia que indianos existem. Inclusive o presidente do Citigroup, Vikram Pandit, é indiano. Ele, entretanto não chegou lá por ser indiano, ou pobre ou coisa parecida. Da mesma forma que Barack Obama não foi eleito por ser mulato.

Cor da pele e dos olhos não faz o comportamento das pessoas. Se não há negros ou índios comandando empresas, a causa raiz está na sociedade, principalmente na brasileira, onde os pobres desde cedo recebem péssima educação pelo sistema estatal. E não pela cor da pele. Vestibular não enxerga pele, apenas o preparo.

Não é com racismo que vamos melhorar nosso país. Não é com um presidente racista que vamos melhorar nossa imagem ou nossa força política internacional. E não adiante argumentar o que ele queria dizer. Ele disse e ponto.