sábado, 28 de junho de 2008

São João em Amargosa

Época de São João no Nordeste. As pessoas se programam para ir ao interior. Movimentação semelhante ao Carnaval. Diversos destinos podem ser escolhidos dentro da Bahia.

Fomos com o Jalil e a Jane para Amargosa. 4 dias de feriadão. O auge seria o Forró do Piu Piu com o show do Asa de Águia. Para quem possa achar isso um tanto esdrúchulo, é uma programação que se inicia meses antes.

Saímos de Salvador as 5h da manhã. A estrada já estava cheia. Depois dizem que baiano é preguiçoso. Demoramos quase 2h para chegar em Feira de Santana, 100km de Salvador... Fomos chegar em Amargosa lá pelas 10 da manhã. 250km... Demos uma paradinha no caminho para tomar café; a dificuldade são as estradas mesmo.

Cidade do interior. Pequena mesmo. Chegamos na casa alugada, não tinha forro. Telha direto. Fui notando que as casas mais simples não tinham forro mesmo. Depois falando com meus colegas, eles disseram que era normal. Pra mim até garagem sempre teve forro. Dizem que é para ventilar melhor. Como não chega a esfriar, não há necessidade.

Fomos para o Piu Piu. Mega evento. Numa fazenda.Quando entrou Aviões do Forró a galera se alucinou! Inimaginável. Cantando junto...

Asa então nem se fala. Parecia Motorhead abrindo o show com Ace of Spades... Tenho que admitir que virei fã dos caras. Pelo menos tocam música, não rebolam...

Todas as noites rolava show de forró na praça. Na primeira noite, depois de acordar às 4h30, show de tarde, etc, foi cama e não ouvi nada. O Jalil e a Jane ainda acordaram no meio da noite pra ir ver Saia Rodada... Não vi saírem nem chegarem...

No dia seguinte fomos pra praça de noite. Vimos o início do show, licorzinho para esquentar (eu já tava de calça...), saindo fumaça da boca. Bom sentir um friozinho novamente. Isso existe por essas paragens!!! Estávamos a 400m de altitude.
Devido à variedade de combustíveis utilizada durante o dia, o sistema se perdeu e voltamos para casa. Os dois ficaram.

No último dia a Jane estava indignada que não tínhamos assistido nenhum dos shows de forró. Não se conformava com a nossa ida curta da véspera. Tínhamos que ir curtir o show e dançar forró. Até dançamos um pouquinho, e já era o suficiente...

Chegamos em Salvador na terça na hora do almoço. A cidade estava uma paz. Sem trânsito, súper trinaboa de ir. Minha rua estava um silêncio delicioso!

Festa que só se presencia por aqui.

Um comentário:

Marco Bezerra disse...

ehehehe
quem diria.
Compra o cd.