quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Volta à terra

Parada de final de ano em Camaçari. 2 semanas de férias.

Chego em Porto Alegre sexta-feira de noite. No aeroporto já ouço o sotaque novamente. E por todos os lados. Pessoas bonitas e bem vestidas ao redor. Como soa musical a fala.

Sábado vou ao Zaffari. Cheio, mas sem muvuca.Ninguém gritando. Os atendentes tentando servir da melhor forma possível. Sem fila. Pessoas bonitas. Até as caixas...

Dessa vez realmente senti o baque cultural. Dessa vez fiquei chocado entre as culturas. Tudo. Trânsito, lojas, roupas, o clima mais agradável (apesar de todos os portoalegrenses estarem reclamando do calor, pra mim a temperatura está ótima; quente à tarde, refrescante à noite). Dirigi nos mais diversos horários. Apesar de a cidade estar mais vazia por essa época, nem ás 18h me estressei.

Andei pra cima e pra baixo de ônibus. Ar condicionado, civilizado, limpo. Andar a pé pelo Menino Deus...

Creio que o que mais tenha me chamado a atenção foi uma parada de ônibus. Passei de carro, estacionei e tirei umas fotos. Não pude deixar de me deslumbrar.

Uma minibiblioteca numa parada de ônibus. Uma forma extremamente prazeirosa de se esperar ônibus. E estava tudo em ordem. Livros diversos, uns mais outros menos conservados. Ítens que estavam estorvando a casa colocados para o bem comum. Gostaria de ver mais dessas paradas espalhadas não só por Porto Alegre, mas pelo Brasil. Nunca tinhavistoalgo semelhante.

Talvez assim consigamos fazer com que as pessoas tenham um pouco mais de cultura, e saibam expressar-se, escrita e verbalmente melhor.

Um comentário:

Unknown disse...

Não conheço. Onde fica?
Pena que é uma exceção.