sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Viagem de ônibus

Cada viagem é sempre uma aventura.
Fizemos o percurso Strasbourg - Berlin de ônibus. Metade do preço de trem. Tranquilo, pega o ônibus e desce direto em Berlin. Pega metrô, ônibus, chega na casa do Marco. Barbada.

Chegamos bem antes na rodoviária. Na real só uma microparada. Idêntica a de ônibus normal na França. Falamos com o pessoal que esperava os ônibus: Belgrado, Budapest, Varsóvia... E uma chuvinha fina caindo. Realmente para encher o saco. Chega o primeiro ônibus, destino Belgrado. Dois andares, bala. Depois chega o que vai pra Polônia. Já não tão legal, um andar... O nosso atrasou mais de uma hora para chegar. Na hora de entrar uma bagunça. Não é como no Brasil que se colocam as malas para dentro e depois embarca-se. Primeiro faz o check-in com o motorista, pega o número de tickets de bagagem, coloca as bagagens e depois embarca. Passado o primeiro transtorno, beleza, agora é só embarcar.

Pegamos dois lugares juntos, legal, até que começamos a sentir o cheiro ao redor. Pessoal realmente não era chegado em banho. Ou estavam deixando o banho para a noite de Natal. Não chegava a ser insuportável. Mas estavam cheirando mal. Depois acostuma e dorme na boa. Nisso a patroa já entra em parafuso. Emputecida com a falta de banho.

Chegamos em Berlin uma friaca desgraçada. Até se orientar, pegar o metrô, ônibus, caminha para um lado e outro. Espera. E uma surpresa: na Alemanha se aceita muito pouco cartão de crédito. E eu tinha esquecido os demais em Strasbourg. Tinha uns trocados na carteira e cartão de crédito. Brasil faço tudo no crédito. Strasbourg idem. Até ticket de ônibus... Descemos na parada da casa do Marco, e pra onde fica o número 73a? A gente começa andando para um lado, 50 e crescendo, até que muda o nome da rua. Pergunto num café onde fica o tal número, e senhora não sabia. Depois é que caiu a ficha. Cada lado da rua tem um numeração que cresce em sentidos contrários. E descobrir a zero grau, cheio de mala, depois de uma noite de viagem não é das coisas mais interessantes...

24 de dezembro de tarde , tudo fechado. A cidade se prepara para o Natal em família em casa. Lojas fechadas, cafés... só as lojas de turcos e indianos abertas.

Nenhum comentário: