quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Aventura 1

Fim de férias. Hora de voltar ao batente. Terça-feira meio-dia, peguei o carro para ir para Colônia trabalhar. Corsinha com placa da França. Até pensei em ver um GPS, mas como tinha tudo anotado, acabei deixando de lado.
Ia aproveitar e passar em Frankfurt para falar com a Ana. Tinha olhado no Google como seria, coordenadas copiadas e tal.. Saí da Hertz olhando as placas, cuidando o caminho para Karlsruhe. Língua estranha, sem saber o caminho e tal, ia devagar com os olhos em todas as placas que passavam. Que não eram poucas. Ia pela direita, devagar, o que às vezes gerava mudanças de faixa um tanto bruscas. Dali a pouco tomei um buzinaço dum francês, ao invés de pegar a esquerda tive que pegar a direita. Ao invés de ir para Alemanha, estava indo em direção ao coração da França. Beleza, não comecei bem... Ai era procurar um retorno. Que não são tão fáceis assim. Não rola uma rezinha básica... E as placas que apareciam eram todas para as cidades francesas. Eu me distanciando cada vez do meu caminho... Até que achei uma placa Karlsruhe. Beleza, rumo corrigido.
Entrando na Alemanha tudo facilita, a língua é tranqüila, entendo as coisas. Estrada sobre-sinalizada. É informação demais. Muita placa. Muitos cruzamentos sinalizados; chega a atrapalhar. Direção Frankfurt, cidade grande, não tem erro.
Pé no fundo. 140, 160 e cara passando sem stress. Sprinter a 140... Mas apesar de parecer algo insano, a civilidade é absurda. Todos, TODOS, os caminhões na direita, e 80-100km/h. No máximo um ultrapassando outro, por breve período e retornando para a faixa da direita. Ninguém a 100 por hora na esquerda. Ninguém colado, buzinando, dando sinal de luz. Ninguém atravessando a estrada, não tinha carroça, trator...
Quando o limite era 120, nem todos respeitavam, mas todos baixavam a velocidade. Chegava a ser chato. Placa de 100km/h e 300m depois outra placa liberando a velocidade. Obras e mais obras nas estradas. Pontes em construção, manutenção na estrada.
Chegando em Frankfurt, recomeça a aventura. Me passei da entrada. Peguei a seguinte, cai no centro da cidade. Na verdade eu nem devia entrar na cidade, o destino era zona metropolitana. Anda e tal, acho uma placa Bad Homburg. Beleza, me achei. Fui indo, passei pela cidade e não vi as indicações do endereço. Paro numa parada de ônibus para olhar o mapa. Tava no caminho. Grande vantagem era parar em posto de gasolina u alguém na rua e me entender sem problema. Pergunta e resposta sem galho. Mais algumas perguntas e voltas e chego na casa da Ana. 40min entre chegar em Frankfurt e chegar na Ana.
O GPS teria ajudado bastante...

Nenhum comentário: