segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Indiada Eurolines

Quinta de noite fomos para Amsterdam. Pegávamos o ônibus da Eurolines ás 23h30. Direto para Amsterdam. Chegamos na parada um pouco antes do horário. Deu o horário, e nada do ônibus nem ninguém da Eurolines. Uns 10 min depois, o cara apareceu, disse que o ônibus ia atrasar 1h e foi embora. Perguntamos se dava para desistir:"NO reimbursement".

Isso que estava -5 graus, e a parada é simplesmente uma parada de ônibus, sem abrigo de vento ou aquecimento. Mais 1h e ele ligou para alguém que estava esperando e disse que o ônibus ia chegar as 2 da manhã. Esperar um ônibus por 2h30 no frio de -5 graus é algo tenebroso. Doía tudo. Os pés estavam ardendo de frio. Pensamos várias vezes em desistir. Azar dos 100 euros. Depois lembramos que já tinhamos reservado o hotel com cartão. Era decisão ruim. Perder mais de 200 euros e ficar em casa confortavelmente ou esperar o ônibus. Poderia atrasar mais ainda.

Caminhava de um lado para outro para tentar melhorar e nada. Todos estavam desesperados de frio. O que paguei a menos do que de trem de forma alguma estava valendo a pena. Era um frio desesperador. Nevava sem parar. Em volta só branco. Nenhum bar perto para pelo menos ficar aquecido. A parada da Eurolines é no meio do nada. Sem apoio nenhum nas redondezas. Estava me sentindo gado.

Pouco depois das 2 da manhã chega o ônibus. Até que enfim. Entramos, mas mesmo assim parecia que o frio não amainava. Fiquei a viagem inteira de casaco. O ônibus estava frio. A cada parada, o motorista abria as duas portas. Entrava um vento pela porta do meio que fazia frio na alma. Pedi para ele fechar:"It makes you wake up". Não queria acordar. Queria dormir.É, realmente estava sendo tratado como gado. Eurolines não é apenas um forma mais barata de viajar. É uma forma pior de viajar. A maioria dos motoristas e passageiros é do leste europeu. ônibus emplacadas na Polônia. Cada ônibus diferente do outro. Uma prova que não é um low cost. É low level também. Poucos franceses ou alemães ali dentro.
E ainda um grupinho falando alto, ouvindo som alto. 4 bagaceiros. Uma hora tive que levantar e pedi para abaixar o volume. Estava tudo conspirando contra a viagem.
Numa das paradas, ficamos mais de meia hora parados. Perguntei ao motorista:"Tem muito tráfego agora, vamos esperar um pouco para baixar o movimento". Gado!!!

O ônibus que era para chegar as 10h30, chegou as 15h. Tivemos que trocar de ônibus no meio da Bélgica. Saímos das auto-estradas e fomos pelo meio de uns vilarejos por muito tempo. Apesar da paisagem ser bonita, não tinha mais saco para curtir paisagens
Não aguentava mais viajar. 13h trancado dentro de um ônibus. Pressentia que o final de semana em Amsterdam ia ser um saco pelo transporte.
Segunda viagem consecutiva tenebrosa com a Eurolines. No Natal, para Berlin, também atrasou, ônibus cheio, gente fedendo...
Não vale a pena Eurolines. Vale mais gastar um pouco mais e ir confortavelmente de trem.

Um comentário:

Vinous disse...

Demorou pra chegar a essa conclusão filhote!!!